botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
15/02/2011

Autotimeline Sketch Lab


Autotimeline Sketch Lab

No atual momento histórico em que vivemos, onde o mundo da mobilidade é forçado a reavaliar seus conceitos, de forma a se adaptar a um novo período de responsabilidade ambiental, nada mais pertinente do que repassarmos a trajetória desta que foi a máquina de maior impacto no mundo do século XX - o automóvel – a qual, a partir da implantação da linha de montagem móvel por Henry Ford, acabou desencadeando conseqüências que vão muito além do chão de fábrica das montadoras.

Tal fato alterou profundamente toda a cadeia produtiva global, que se viu impelida a se adequar à nova lógica econômica, de produção seriada e de consumo em massa. As conseqüências desse fato – como era de se esperar - foram tanto boas quanto más; E como todo processo evolutivo carrega consigo alguns fortes solavancos em potencial, geralmente prenúncios de viradas históricas para melhor - mas que nos exigem um bom nível de discernimento e maturidade para enfrentá-los - é imperativo que, no atual momento histórico, olhemos para o futuro conscientes do caminho trilhado até aqui, para que não incorramos no erro de repetirmos as falhas do passado. Atentos para o fato do processo histórico não ser composto apenas por fracassos, podemos igualmente colher importantes lições de eficiência e sucesso em suas páginas. Afinal, é em cima do trabalho dos pioneiros que nos precederam que escrevemos nossos próprios capítulos na história.

Pensando assim, e sabedores da carência de informação com que muitas vezes se deparam os interessados pelo assunto, é que criamos o Autotimeline Sketch Lab, que pretende abordar o tema automóvel pelo aspecto evolutivo de seu design.

Assim como a história possui duas faces - a dos sucessos e a dos fracassos - também o design nos oferece duas maneiras de vermos as coisas, a da razão e a da emoção. Sem dúvida alguma o automóvel é um dos produtos com maior carga emocional de todos os já criados pelo homem. Além de sua função básica como meio de transporte, ele ainda desempenha um notável papel como símbolo de status e de sedução. Nesse contexto, nada mais adequado do que a valorização das belas formas escultóricas de uma carroceria, esta invariavelmente carregada de forte simbologia.

Entretanto, a “poesia da forma” esbarrou desde o princípio em limitações tecnológicas, econômicas, mercadológicas e produtivas. Como conseqüência, o embate entre a arte e a técnica, bem como a harmonização entre elas, gerando muitas vezes como resultado veículos verdadeiramente fantásticos, é eivada de histórias saborosas e de verdadeiras sagas pessoais, sempre em busca da perfeição e da eficiência.

Sem a pretensão de esgotarmos o tema, o que pretendemos é na verdade oferecer aos interessados a chance de repousarem seu olhar sobre ele, conhecendo alguns de seus capítulos mais importantes. Quando já não for o caso, tal olhar pode acabar os arrebatando à condição de apaixonados pelo assunto. Dessa forma teremos cumprido parte de nossa missão, que é a de estimular o conhecimento e o respeito pela história do automóvel e de seus protagonistas, com o objetivo de entendermos e assim melhorarmos as condições da mobilidade do futuro como um todo.

O curso e sua didática
A proposta didática do Autotimeline Sketch Lab - que acontece entre os dias 6 de abril e 18 de junho de 2011 - pode ser expressa em duas palavras: Entender e Reproduzir. Baseados na premissa de que a melhor maneira de aprender é aplicar de forma prática o conhecimento adquirido, optou-se por se dividir o curso em aulas expositivas e práticas em atelier. Durante os três meses do curso os alunos terão a oportunidade de fazer um mergulho na história do automóvel - década a década - através de aulas expositivas recheadas de belas imagens e muitas vezes surpreendentes informações, com a utilização de modernos recursos técnicos de apresentação. Mais do que apenas um descritivo cronológico da evolução do automóvel, sua proposta didática é o entendimento do contexto histórico de cada período e suas influências nos destinos do automóvel. Economia, política e comportamento social são tratados como atores importantes que influenciaram e foram influenciados pela sua evolução.

Já nas aulas de atelier os alunos terão a chance de enriquecer ainda mais o repertório adquirido nas aulas expositivas, através da aplicação da linguagem universal do desenho. Dessa forma, além de compreender o contexto histórico e as razões que forjaram os caminhos da evolução do produto automóvel, o aluno ainda será estimulado a analisar as formas e proporções dos modelos típicos de cada período histórico, transpondo-as para o papel na forma de desenhos expressivos, sob orientação técnica. Assim sendo, ao mesmo tempo em que desenvolve seu traço, ele identifica as características de design e reproduz o que aprendeu nas aulas expositivas.

O professor
Carlos A. Castilho - Professor e consultor nos segmentos de design automotivo e de produtos e defensor de uma visão sistêmica como solução para os problemas e necessidades na área dos transportes, criou vários cursos voltados ao ensino do design, dentre os quais o pioneiro Design da Mobilidade, da FAAP-Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo-SP, onde também atuou como coordenador técnico de 2006 a 2009, bem como professor das disciplinas História do Design na Mobilidade e Fronteiras da Mobilidade, funçõ que exerce até hoje. No curso Master em Transportation Design do IED – Istituto Europeo di Design – São Paulo é responsável pela disciplina Design Thinking / História do automóvel. Membro do Comitê de Cursos da SAE – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, onde também é professor do curso Design Automotivo, voltado a profissionais da engenharia e que tem como um de seus objetivos o entendimento da atuação do designer no ciclo de desenvolvimento do produto e sua interconexão com as áreas aí envolvidas, participa com regularidade como palestrante e jurado de concursos no segmento do design de transportes, tais como iF Design e Museu da Casa Brasileira. Trabalha como consultor desde 1991 para empresas do segmento industrial e instituições de ensino do setor. Atualmente dirige o Grupo SOMA, voltado ao ensino, pesquisa e desenvolvimento na área da mobilidade e formado por uma equipe transdisciplinar constituída por profissionais do design, engenharia, arquitetura, moda e marketing.


Fonte: SOMA




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2017 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade