botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
15/Outubro/2020

9ª Grande Prova Vinhos do Brasil surpreende mais uma vez

Agora com a inclusão de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, variedades passam a integrar a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado


9ª Grande Prova Vinhos do Brasil surpreende mais uma vez

A partir de 2020, a Grande Prova Vinhos do Brasil passa a incluir em suas 45 categorias os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, reunindo as opções tintos, brancos e espumantes. A iniciativa mostra que a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, iniciada em 2012, está constantemente atenta aos movimentos do setor vitivinícola nacional e na vanguarda: em 2016 incluiu os sucos de uva na prova às cegas e em 2019 foi a vez do Bag In Box entrar na disputa.

O cultivo de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais prega conceitos de uma agricultura sustentável, apenas o manejo por meio de produtos naturais, sem o uso de pesticidas.
O presidente do júri, Marcelo Copello, exalta que a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional, inclui, de forma inédita quatro novas categorias. “As empresas vinícolas que já produzem esses vinhos e o espumante tinto terão a oportunidade, nesta 9ª GPVB, de participar, portanto, podem realizar a inscrição, de forma gratuita".

Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo gpvb@bacomultimidia.com.br

A cada edição, o certame comprova sua influência por meio do aumento exponencial de amostras: em 2012 recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas.

Sergio Queiroz, jurado e sócio-diretor do Grupo BACO, observa que a GPVB tem sido vanguardista em uma série de aspectos no quesito de avaliação de vinhos brasileiros no mercado. “Em 2016, iniciamos a avaliação de vinhos bag in box, nunca antes realizada no Brasil, assim como também aceitamos os vinhos em lata, produto que tem sido muito bem aceito pelo consumidor. Dessa forma, além de validarmos produtos que estão no mercado, apresentamos a diversidade nacional oriunda da uva”, completa.

Conheça os apoiadores da 9ª GPVB

Associação Brasileira de Sommeliers - Rio de Janeiro (ABS-Rio); Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), localizada em Farroupilha (RS); Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), situada em Flores da Cunha (RS); Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), fixada em Flores da Cunha (RS); Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), sediada em Bento Gonçalves (RS); Associação Vinhos da Campanha, estabelecida na fronteira Oeste do RS; Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), situada em Pinto Bandeira (RS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), localizada em Bento Gonçalves (RS); Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), fixada em Farroupilha (RS); Pró-Vinho, localizada em São Paulo; Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), com sede em São Roque (SP); Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), sediada em Caxias do Sul (RS); Sindicato da Indústria do Vinho no Estado de Santa Catarina (Sindivinho), instalada em Videira (SC); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com sede em Bento Gonçalves (RS); Vinhos de Altitude, instalada em São Joaquim (SC); Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); e Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), localizada em Caldas (MG).

Selo e premiação
A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GPVB 2020, em evento no dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020.


Fonte: Bartira Betini




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2020 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade