botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
14/Agosto/2020

Novo documentário sobre Angel Vianna estreia no Curta!

Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa, teórica, educadora e militante da consciência corporal, revisita sua própria trajetória no documentário “Movimentos do Invisível”


Novo documentário sobre Angel Vianna estreia no Curta!

As diretoras acompanharam a rotina de Angel, atualmente com 92 anos de idade, e desenvolveram as cenas a partir do registro das chamadas “Aulas do Papel”, oficinas realizadas com pessoas de idades, gêneros e profissões diversas. As aulas fizeram parte da programação de dois festivais de artes cênicas cariocas: Panorama e Tempo Festival – Dança Gamboa. Revelam-se ali a insaciável curiosidade da artista pelo corpo e a sua urgência em transmitir seu conhecimento neste significativo momento da carreira e da vida.

''Por que fiquei tão encantada com o corpo?'', pergunta Angel, durante o longa. Em seguida, ela mesma responde: ''Porque é meu instrumento de viver''. Ela, que influenciou o pensamento sobre o corpo não apenas na dança, como também nas artes cênicas em geral, coleciona prêmios como a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural e, recentemente, o Título de Cidadã Honorária Carioca. Sua história, no entanto, ainda não é conhecida por boa parte dos brasileiros, que agora têm a chance de saber um pouco mais sobre essa verdadeira “militante do corpo”.

“Movimentos do Invisível” é uma produção da Espiral, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Terça das Artes, 18/08, às 22h30.

Arnaldo Antunes revisita carreira musical e literária em documentário

A obra de Arnaldo Antunes é marcada pela pluralidade. O ex-Titã, hoje, é dono de uma produção que ultrapassou os hits de uma banda de rock, tornando-se um compositor em gêneros musicais diversos e firmando-se também como poeta. Essa trajetória entre melodias e palavras é investigada no documentário autobiográfico “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”.

Com direção de Marcelo Machado (também diretor de “Tropicália”/2012), o filme relembra os primórdios da carreira de Arnaldo, quando dividia os vocais e as composições da banda Titãs. Também fala de seus trabalhos paralelos na literatura e em álbuns solos, além de sua participação no trio “Tribalistas”, após se desligar dos Titãs. “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A exibição é na Segunda da Música, 17/08, às 22h30.
Segunda da Música – 17/08

22h30 – “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” (Documentário)

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 19 de agosto, quarta-feira, às 10h30; 22 de agosto, sábado, às 11h35; 23 de agosto, domingo, 21h10.

PROMO: https://youtu.be/i_WVR0NgKyk

Terça das Artes – 18/08

22h30 – ''Movimentos do Invisível”

Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa e educadora, revisita, aos 90 anos, a sua pesquisa corporal e a sua história. O filme acompanha a rotina de Angel no presente e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com gente de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo – ‘instrumento de viver’- e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida. Diretoras: Flavia Guayer e Leticia Monte. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de agosto, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 20 de agosto, quinta-feira, às 10h30; 22 de agosto, sábado, às 15h10; 23 de agosto, domingo, 22h40h.

PROMO: https://youtu.be/iMP73cjzvL0

Quarta de Cinema – 19/08

21h – “Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” (Série) - Episódio “Breno Silveira - Cinema de Lágrimas”
Carioca, formado na École Louis Lumière de Paris, Breno Silveira já trabalhou em mais de 20 filmes como assistente ou como diretor de fotografia. Estreou na direção com “Dois Filhos de Francisco”. Sua trajetória e as histórias de bastidores de seus trabalhos são tema deste episódio de “Luz e Sombra”. Diretor: Pedro Carvana e Rita Carvana. Duração: 49min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 20 de agosto, quinta-feira, às 0h50 e 14h50; 21 de agosto, sexta-feira, às 08h50.

PROMO: https://youtu.be/AfYDTzTHmco

Quinta do Pensamento – 20/08

20h40 – “José e Pilar” (Documentário)

Relato sobre a vida do escritor José Saramago e sua mulher, Pilar del Rio, enquanto ele terminava um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta. Diretor: Miguel Gonçalves Mendes. Duração: 127 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de agosto, sexta-feira, à 0h40 e às 14h40; 23 de agosto, domingo, às 14h50; segunda-feira, às 08h40.

PROMO: https://youtu.be/6_QnF3yAry4

Sexta da Sociedade – 21/08

23h – “Rastreando Klaus Barbie” (Documentário)

Como chefe da Gestapo em Lyon, em 1943-44, Klaus Barbie fez com que mais de 7.500 judeus fossem enviados para as câmaras de gás. Ele também é considerado responsável pela tortura ou deportação de 14.000 combatentes da Resistência Francesa, incluindo Jean Moulin, seu líder. Recrutado como agente de inteligência dos EUA durante a Guerra Fria, Barbie participou do tráfico de armas e da implementação de ditaduras latino-americanas.

Graças ao trabalho sem precedentes do historiador alemão Peter Hammerschmidt, este filme lança uma nova luz sobre a história secreta de Klaus Barbie, revelando, por exemplo, as escandalosas proteções que os serviços secretos da Alemanha e dos EUA lhe proporcionaram. Diretores: Christophe Brulé e Vincent Tejero. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: Horários alternativos: 22 de agosto, sábado, às 3h e 10h30; 23 de agosto, domingo, às 18h; 24 de agosto, segunda-feira, às 17h; 25 de agosto, terça-feira, às 11h.

PROMO: https://youtu.be/2YaV8t60WwQ

Sábado – 22/08

20h20 – As Aventuras da Arte Moderna (Série) - Episódio “Paris, Capital do Mundo”

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça ''Les Mamelles de Tirésias'' usando o subtítulo ''drama surrealista''. Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo.

Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia. Diretor: Amélie Harrault, Pauline Gaillard. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de agosto, domingo, às 11h15.

PROMO: https://youtu.be/OvbX4CvVufg

Domingo – 23/08

13h15 - “O Céu de Suely” (Ficção)

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali.

Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Diretor: Karim Aïnouz. Duração: 88 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 24 de agosto, segunda-feira, às 02h.

PROMO: https://youtu.be/GJO4V-gPlc0

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: http://www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e http://www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Fonte: Agência Febre




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2020 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade