botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
15/Julho/2019

B2W Digital firma parceria com FAS para vender produtos sustentáveis da Amazônia

Itens produzidos em projetos e associações ligadas à Fundação Amazonas Sustentável são vendidos na Americanas.com


B2W Digital firma parceria com FAS para vender produtos sustentáveis da Amazônia

A B2W Digital lança parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) – organização brasileira não-governamental que atua há mais de 10 anos na região amazônica – e já está vendendo produtos fabricados por empreendedores de comunidades ribeirinhas da Amazônia no marketplace da Americanas.com. A entrada no e-commerce contribui para o empreendedorismo, a geração de renda e a empregabilidade dos moradores das comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, além de ampliar o acesso aos produtos artesanais, que podem ser comprados por clientes da Americanas.com em todo o país. O lucro das vendas dos itens é revertido para os artesãos dos projetos da FAS presentes na iniciativa.

“Com a chegada dos produtos da FAS ao site da Americanas.com conseguiremos auxiliar na geração de renda dos moradores das comunidades da Amazônia e, com isso, fomentar a economia local e o desenvolvimento da região. A Companhia busca cada vez mais reforçar o compromisso com a sustentabilidade, tendo como diretriz a Agenda 2030 da ONU, com projetos e parcerias capazes de transformar a sociedade e beneficiar o maior número possível de pessoas, promovendo trabalho digno e decente, redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis”, afirma Carlos Padilha, diretor da B2W Digital.

Para Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a parceria com a Americanas.com permite que os itens da região cheguem a todos os cantos do Brasil, estimulando, com isso, o consumo cada vez maior de produtos sustentáveis e que não agridem o meio ambiente. ''É uma forma de valorizarmos e empoderarmos as comunidades tradicionais da Amazônia, possibilitando que os artistas ribeirinhos tenham condições de permanecer vivendo em suas comunidades, aumentando a renda, gerando emprego e fortalecendo a cultura. É um passo importante em direção ao desenvolvimento sustentável”, explica Virgílio.

Os produtos da FAS que estão à venda no site da Americanas.com, nesse primeiro momento, são: arraias (peça decorativa de madeira manejada), chaveiros, óculos escuros e adegas de madeira, produzidos a partir de madeira morta encontrada em ambientes naturais; jogo americano, porta-copo e sousplat feitos de fibra de bacaba, sementes de açaí e fio encerado; porta-panela de sementes de seringueira; fruteiras de mesa e abano em palha de tucumã; colares de sementes de pucá, morototó e bambu; pulseiras em sementes de açaí e fio de tucum; cestos de pé, vasos de flores, fruteiras luminárias, peneiras, balaios e embalagens para presente feitos de fibra de cauaçú; redes e mochilas; farinha de mandioca Uarini; e o livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade”, que mostra a conexão dos povos tradicionais do Amazonas das etnias Baniwa, Kambeba e Karapãna por meio do tiro com arco olímpico; entre outros itens.

A produção dos itens é realizada por integrantes de projetos de empreendedorismo da Amazônia, como o Grupo de Artesanato Surisawa, formado por moradores da comunidade indígena Nova Esperança e o Entrelaçando Gerações, ambos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro; o Grupo Banzeiro, formado por moradores do município de Maués; a Associação Zagaia Amazônia; o Grupo Formiguinhas do Saracá; o projeto Empacotadora Campo Novo; oficina Poranga; a marca Teçume D’Amazônia, da Comunidade São João de Ipecaçu; e o Projeto Molongó, de moradores da comunidade de Nova Colômbia, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá.

Neide Garrido, artesã da comunidade Tumbira, no Rio Negro, e uma das produtoras locais que faz parte da parceria, acredita no impacto sociocultural que a iniciativa traz: ''Nós, artesãs, buscamos usar elementos naturais nas produções, como uma forma de valorizar o que a floresta nos oferece. As peças ajudam a gerar renda e empoderam as mulheres da floresta, por meio de toda a história que construímos, sem precisar sair da comunidade”.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, sem vínculos político-partidários, que tem por missão contribuir para a conservação ambiental da Amazônia por meio da valorização da floresta em pé, da biodiversidade e da melhoria de qualidade de vida dos povos da floresta. Seus programas beneficiam cerca de 40 mil pessoas em 16 Unidades de Conservação (UC) do Estado, com iniciativas de geração de renda, empoderamento comunitário, melhoria social, bem como conhecimento sobre o a importância do desenvolvimento sustentável. Saiba mais no site http://www.fas-amazonas.org

Os clientes podem adquirir os itens da Amazônia pelo hotsite Jirau da Amazônia ( https://www.americanas.com.br/busca/jirau-da-amazonia?rc=Jirau+da+Amaz%C3%B4nia) da https://www.americanas.com.br/.


Fonte: In Press Porter Novelli




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2019 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade