botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
13/07/2017

ISP: o seu parceiro de tecnologia está te ajudando a inovar?

O setor de Telecom tem uma regulamentação rígida e, muitas vezes, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realiza alterações na legislação


Por Marcelo Cosentino*

Operar nesse mercado requer das empresas provedoras de serviços de internet (na sigla em inglês ISP, de Internet Service Provider) um alto grau de acuracidade, já que qualquer pequeno deslize é passível de multa. Além disso, a popularização do acesso à web e lei da portabilidade tornou o segmento ainda mais competitivo.

Atualmente, a forma mais comum de acesso à internet é baseada em pacotes de velocidade. Você adquire um plano de dados e pode usar até a sua franquia acabar. Dependendo do que foi contratado ou da operadora, quando atinge o limite, você tem que inserir créditos para usar mais ou, o que foi usado além, é cobrado na próxima fatura.

Para fazer a mensuração do excedente, as empresas usam soluções de billing/bilhetagem. E é justamente nessa medição que mora um dos pontos mais sensíveis. Se houver qualquer erro e faturar a menos, a operadora perde dinheiro. Caso cobre a mais, prejudica o cliente ou corre o risco de perdê-lo. Para ter um controle efetivo dessa cobrança, as soluções de billing/bilhetagem precisam ser integradas a outras ferramentas, que garantam que a cobrança seja realizada sem incoerências.

O diferencial para uma operação saudável é ter um parceiro de tecnologia que apoie na integração da ferramenta de billing com a plataforma de backoffice, para que não ocorra falhas e os dados estejam sempre em conformidade. Além disso, para um ISP, contar com um software de gestão robusto é vital para manter a sua competividade. Somente um ERP especializado consegue ajudar a empresa no cumprimento de todas a obrigações legais, controle eficaz da sua operação e planejamento do futuro.

A visão de longo prazo, aliás, também precisa ser trabalhada e, em meio ao dia a dia, se estruturar para chegar lá. Para isso, é preciso ter um parceiro tecnológico que conheça bem a legislação do seu setor e seja capaz de ajudar no planejamento com base em inovação de ponta.

Como ponto de partida, sugiro olhar de perto a Inteligência Artificial. Com ela é possível descobrir padrões de uso do cliente e prever quando ele vai usar mais ou menos o seu plano de dados. Ter essa informação ajuda a empresa a se antecipar e propor ao cliente um pacote mais adequado ao seu perfil, por exemplo, e até mesmo orientar na criação de uma nova oferta de produto. Mais dados e mais previsibilidade é igual a um melhor atendimento ao consumidor, uma vertente muito sensível na operação das ISPs e que pode ser fator decisivo no sucesso ou fracasso dessa provedora no mercado.

Nesta jornada por mais eficiência, inovação e transformação dos negócios, quem são os parceiros de tecnologia que estão ao seu lado? E, mais importante, eles estão aptos a esse desafio que a sua empresa precisa enfrentar?

*Marcelo Cosentino é vice-presidente de Professional Services da TOTVS
http://www.totvs.com


Fonte: RMA Comunicação




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2017 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade