botao de busca



VOLTAR


<<< Anterior      Próxima >>>


Escolha o tamanho da fonte - A - A
21/11/2014

Vencedores do concurso literário infantil Espantaxim 2014

Vencedores do “III Concurso Nacional Literário Infantil” Prêmio Espantaxim 2014” são revelados. O concurso bateu recordes de participação, mobilizando pais, professores e crianças de escolas públicas e privadas de todo o Brasil


Vencedores do concurso literário infantil Espantaxim 2014

O “III Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim”, criado pela autora e escritora Dulce Auriemo, superou todas as expectativas em 2014. Assim como na edição passada, realizada há dois anos, houve um recorde na participação de alunos com quase 2.000 trabalhos recebidos entre redações, mensagens e poesias.

“Música” - De que maneira ela está presente em sua vida? Crie uma história ou descreva um momento musical feliz - foi o tema da edição desse ano que teve como objetivo incentivar a escrita e a leitura, estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos e despertar o interesse pela música. Participaram crianças de 7 a 12 anos, de todo o país.

Vencedores e Selecionados

Os números desse ano são bastante animadores, já que participaram da iniciativa 1930 crianças de mais de 70 escolas distribuídas por 13 Estados brasileiros. “Nosso objetivo nesse é oferecer oportunidades para que pequenos escritores possam expor suas ideias em forma de palavras. É uma contribuição à educação infantil e receber esse retorno positivo é muito gratificante.”, afirma Dulce.

Em razão da excelente qualidade dos participantes, houve alguns empates e o Concurso teve 26 vencedores e outros 5 destaques distribuídos nas categorias mensagem, redação e poesia que se juntarão aos demais estudantes selecionados pela comissão julgadora, totalizando 185 trabalhos. Todo o material selecionado fará parte da III Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – MÚSICA/ 2014, na qual são publicados os textos originais e digitados dos vencedores e selecionados, respeitando a nova lei ortográfica da língua portuguesa. As escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados para compor a Antologia também receberão o Troféu Espantaxim 2014.

Os resultados com todos os vencedores e também os selecionados que irão integrar a III Antologia podem ser encontrados no site do Projeto Espantaxim: http://www.espantaxim.com.br

Campeões de participação

O Estado de Minas Gerais, novamente, teve grande destaque em participações no concurso. As duas escolas que mais enviaram trabalhos são mineiras (Instituto Teresa Valsé - Uberlândia e Colégio Magnum Agostiniano – Belo Horizonte), além de presença de diversos alunos de Minas Gerais entre os vencedores. Em segundo lugar de destaque aparecem escolas Paulistas.

Demais Estados como Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás também colocaram representantes entre os vencedores e selecionados da edição de 2014 do evento.

Amilton Godoy: apoio do pianista e compositor

Um momento especial do “III Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2014”, criado pela escritora Dulce Auriemo, é o lançamento da “Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, livro no qual serão publicados os textos selecionados no Concurso. A iniciativa acontece de dois em dois anos e tem como objetivo incentivar a escrita e a leitura, além de revelar pequenos escritores que poderão se tornar futuros grandes autores brasileiros.

O tema este ano foi Música. Por isso, para assinar o prefácio da Antologia, Dulce convidou o reconhecido pianista brasileiro Amilton Godoy. Além de grande pianista e compositor, Amilton (ex-integrante do Zimbo Trio) é diretor do CLAM, escola de música de renome internacional, por onde passaram milhares de músicos brasileiros. "O Amilton é minha maior referência musical. Ele conhece mais do que ninguém a importância da música para o desenvolvimento do ser humano”, afirma a escritora. Dulce e Amilton se conheceram em 1986 e de lá para cá realizaram muitos projetos musicais juntos, como a produção inédita de dois álbuns/CDs da coleção "Piano Solo Compositores Brasileiros", e a parceria na música "Notas que Falam". Além de ser seu professor de piano há mais de 20 anos, Amilton é um grande amigo e parceiro de Dulce em diversos trabalhos. “Temos uma longa história na música e ele sempre foi o arranjador de todas as minhas canções. Recebemos o Prêmio Jabuti 2009, com o livro/CD "Meu Primeiro Álbum de Piano Solo", na categoria didático/paradidático, edição bilíngue”, complementa Dulce. Esse livro traz arranjos para principiantes. São as primeiras canções do Projeto Espantaxim dedicadas ao mundo infantil.

Premiação

Os vencedores e destaques vencedores receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2014, três exemplares da III Antologia, a coleção de livros, CDs do Projeto e o boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha, querido e cobiçado por todas as crianças. E os selecionados receberão três exemplares da III Antologia e o boneco do personagem Espantaxim.
Os vencedores e destaques vencedores receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2014, três exemplares da III Antologia, a coleção de livros, CDs do Projeto e o boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha, querido e cobiçado por todas as crianças. E os selecionados receberão três exemplares da III Antologia e o boneco do personagem Espantaxim.


Fonte: Rodrigues & Freire Comunicação




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA EM SUAS REDES SOCIAIS
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks

Comente esta notícia


Ver mais notícias rss




© 2009-2020 Guias Web - Todos os Direitos Reservados - Normas de Uso - Política de Privacidade